sábado, 21 de maio de 2011

Crente ou Cristão?



Com tantos fatos acontecendo e por um relato de uma pessoa fiquei curiosa em saber o significado de crente e cristão. Pois bem, crente significa: “que crê no que a sua religião ensina”. Então qualquer pessoa que crê em uma religião ou no que ela ensina é crente. Muitas vezes me perguntaram: você é crente? E por um costume acabava respondendo que sim, na verdade não é uma mentira, somos crentes pelo fato de crermos, mas ser crente ou ser cristão, tem significado bem diferente, ser cristão é mais do que crer, é todo o indivíduo que adere ao Cristianismo, uma religião centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Ser cristão é poder viver como Cristo viveu, em santidade com Deus. Paulo escreveu: “Sede meus imitadores como eu sou de Cristo.” (I Coríntios 11:1) Paulo depois de ter sua vida transformada, de perseguidor passou a ser perseguido, por amor a palavra de Deus, por anunciar a Jesus como Salvador da humanidade. Certa vez meditando nesse versículo, temi eu ao Senhor. Só para que você entenda, pense quando uma pessoa imita a outra, vou citar alguns exemplos: acontece muito com adolescente quando alguém parece com alguma roupa diferente, no outro dia todo mundo está com uma igual, se é um tênis da moda, se é boné, se é jogo, etc. Ou tal vez queiram ser igual a seu pai, sua vizinha, sua amiga, ou queira fazer um penteado novo que uma a  atriz fez, ou pelas atitudes de alguém, modo de agir, de falar, de viver, algo que lhe chamou atenção, de alguma forma se imita. Daí tirei minha conclusão, quão grande era minha responsabilidade por imitar a Cristo. Uma das primeiras coisas que veio ao meu coração é que Jesus nos ensina amar o nosso próximo como a nós mesmos, e até os nossos inimigos devemos amar. Então meditando nessa palavra me derramei em lágrimas, e pensei será que estou fazendo isso? Será que estou amando o meu próximo como Jesus amaria? Claro, este é apenas um dos muitos ensinamentos que Jesus nos deixou.
Ser cristão é ter compromisso com a palavra de Deus, com os ensinamentos de Jesus, e muitos têm envergonhado este evangelho, tem vivido uma vida enganosa, não somente enganando seus líderes, mas a si mesmo, pois Jesus não aceita meio cristão, porque não existe meias mentiras ou meias verdades, existi mentiras e verdades. O tempo se próxima para volta de Jesus, só assim veremos a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. (Malaquias 3:18)
            Que possamos: viver aquilo que pregamos, viver uma vida santificada pela palavra, ser exemplo, luz para iluminar nas trevas e sal da terra, fazermos a diferença como verdadeiros cristãos, que não envergonhe o evangelho de Cristo. Pois ser cristão é renunciar sua vida, por amor a Cristo.
      

   E agora: Crente ou Cristão? Quem você quer ser?


Autora: Eudilene Cristina
Imagens: http://www.google.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário